24.11.10

E agora? Trilha free ou exclusiva?



          Primeiramente, gostaria de deixar claro que estarei me referindo à utilização de trilhas sonoras em filmes publicitários, só. Ao produzir um filme publicitário, ou também chamado carinhosamente de VT, o diretor, a agência, o produtor, o anunciante, ou quem tiver o poder de decisão no trabalho, pode optar por utilizar uma trilha exclusiva (trilha criada e produzida exclusivamente para o filme, de acordo com suas necessidades) ou uma trilha "free" (trilha pronta, disponível em Cd's, sites relacionados, etc) na sonoplastia da peça.
          Aí que está a questão. Ao longo dos anos, vem aumentando substancialmente o número de pessoas que copiam a postura do primeiro ser que teve a ideia de aplicar uma trilha já existente e utilizada em um VT. E hoje, o mercado está viciado nessa atitude, apressada e barateira (O que me envergonha).
          Veja você o que é uma agência ou alguém que vá produzir um VT, disponibilizar tempo na criação de um bom roteiro, selecionar pessoas, compor um cenário, passar horas a fio numa locação filmando incansávelmente até obter as imagens ideais, gastar horas editando o material, para chegar na hora de colocar o áudio e o responsável dizer: "Coloca qualquer trilha free aí!". Bom, pra mim parece até coisa de português (desculpem amigos europeus). Isso tudo, aparentemente com a intenção de reduzir os custos na produção e agilizar a finalização, já que tudo é sempre muito corrido.
          Certo, filme pronto, coloca no ar! Em casa, ao ver televisão o criador, diretor, produtor, anunciante observa que o comercial anterior ao belo filme que ele colocou no ar possui uma trilha sonora igualzinha a que ele pôs no VT. E agora? Coisa bonita, hein? 
          E para quem ainda acha que o áudio não importa nem soma ao filme, não vou entrar nessa discussão pois não vale a pena, só peço que pegue o controle da TV e aperte o botão "mute" enquanto assiste um filme, uma novela ou um bloco de comerciais. Que sentido faz, todas essas imagens lindas e atraentes, com pessoas bonitas, com o produto enormemente posicionado na tela, se você não vai "fisgar" o receptor através daquilo que mais o emociona? O som.
         Filmes com trilhas exclusivas são bem mais atraentes e poderosos, tudo vai ser homogêneo, som e imagem unidos para passar uma mensagem. O andamento da música fica de acordo com o texto e as mudanças de quadros do vídeo, as pausas ficam mais presentes para que o filme possa "respirar" e não cansar o receptor, quando aparecer alguma informação no lettering, um acento com algum instrumento chamará mais a atenção para o que se quer dizer. Além disso, diminui quase que totalmente, a possibilidade de aparecer um filme com um som igual ao seu.
         As cabeças precisam evoluir e com elas o mercado também, é por conta de detalhes, ou ausência deles, que grandes ideias caem no esquecimento e não obtém sucesso, se o seu pensamento ainda é de acordo com economizar no áudio, acho bom começar a pesquisar e ler mais sobre o assunto, antes que as cabeças abertas engulam você com uma trilha exclusiva.