Bom, de maneira geral, o jingle é uma peça fonográfica utilizada para vender um produto, serviço ou ideia, através da música. É um texto publicitário, que recebe os elementos da música: harmonia, melodia e ritmo para passar com eficiência a mensagem planejada. Todo jingle deve ser fácil de entender, fácil de memorizar e fácil de cantar, resumindo, é algo fácil e simples (óbvio não? =D).
Para produzir um bom jingle, são necessários alguns requisitos básicos que todo "jinglista", produtoras de áudio e agências de publicidade devem saber. Digamos que três profissionais são necessários para criar um bom jingle: O letrista (compositor ou redator publicitário), que escreve o texto publicitário com todos os pontos importantes que precisam ser ressaltados acerca do produto ou serviço (anunciante), o melodista (deve ser músico), que põe uma melodia na letra baseada em uma harmonia escolhida de acordo com o público-alvo a ser atingido, e o arranjador, que também deve ser um músico (produtor musical), e vai trabalhar os arranjos (enfeites, no popular) para a conclusão do trabalho de criação de um jingle. Claro que geralmente, eu disse geralmente e não sempre, apenas um profissional desenvolve essas três funções, devido a facilidade que se tem de criar uma letra em cima de uma melodia e uma harmonia, ou uma melodia na hora em que está construindo a letra, e assim vai, a ordem varia, mas é bem comum encontrarmos o "profissional tripé" em produtoras de áudio.
No parágrafo anterior, eu citei a questão da escolha da harmonia e a criação de uma melodia baseadas no público-alvo, sabe por quê? Porque como em qualquer peça publicitária, você precisa se aproximar do seu público/cliente, falar pra ele e contextualizar a peça de acordo com a realidade do ouvinte, assim é bem mais fácil de alcançar sucesso na campanha, não acha? A resposta pode parecer óbvia, mas muitos ainda não pensam nesses fatores ao criar um jingle.
Após tudo pronto (letra, melodia, harmonia e ritmo), o próximo passo é a produção, que consiste na gravação dos instrumentos, inserção de efeitos sonoros, das linhas de backing vocals, da locução (caso se faça necessária) e claro, a voz principal, além da mixagem e masterização. A gravação geralmente é coordenada pelo produtor musical, que geralmente é quem cria os arranjos para o jingle. A gravação pode ser feita por músicos tocando seus instrumentos em uma sala tratada e isolada acústicamente ou simplesmente por um músico (produtor) tocando um teclado controlador midi, manipulando sons reais em instrumentos virtuais. Complicou? É simples: Com o avanço tecnológico nos útlimos anos, já temos uma gama de biblioteca de samples (notas de um determinado instrumento, gravadas em uma sala real, com instrumento e músico reais), então para ganhar tempo e reduzir os custos de produção, algumas produtoras optam por utilizar esses sons pré-gravados em seus jingles, controlados através de um teclado midi (Musical Instrument Digital Interface).
Com tudo devidamente gravado e aprovado, é hora de finalizar. Não mencionei esse profissional no ínicio, pois estava tratando apenas de criação, mas ele exerce uma das funções mais importantes em todo o processo: O engenheiro ou técnico de mixagem e masterização. Esse profissional, ou esses, - pois para cada um dos processos (mix e master), pode haver um único especialista - tem a responsabilidade de pôr o som todo nos padrões para rádio, TV, cinema, etc e sempre baseando-se na estética musical do estilo escolhido (rock, axé, blues, frevo, etc), no popular, ele vai "alinhar" o som dos instrumentos, tratar algo que possa ter sido captado erroneamente no processo de gravação, entre outras funções, vai moldar o som e gerar o resultado final que estamos acostumados a ouvir todos os dias.
Lembrando que não existe nenhuma fórmula para os processos de criação, gravação, etc. Cada profissional deve trabalhar à vontade, isso é o mais importante, assim ele vai poder oferecer o melhor do seu talento para as produções. Aliás, existem vários publicitários (não-músicos), que são ótimos "jinglistas", pois conhecem o seu mercado como ninguém, conhecem o seu público e possuem "o jeito" para criar ótimos jingles.