![]() |
Um ponto bem interessante do trabalho de produção de áudio para publicidade é a parte dos efeitos sonoros ou sonoplastia, que pode ambientar o ouvinte em relação ao spot, que chamamos também de plasticidade, uma característica importantíssima do áudio na publicidade.
Onde complica, é quando o produtor ou editor tem que criar esses efeitos, pois são exclusivos ou não existem em pacotes e sites de efeitos sonoros. O trabalho é árduo, cansativo, mas ao mesmo tempo gostoso e recompensador.
Durante essa semana, recebi um job na produtora para produzir um spot para um posto de gasolina. O spot queria transmitir que o posto campeão de promoções estava de volta, pois havia parado um pouco as atividades, e a agência pediu para colocarmos um som de torcida no estádio gritando o nome do posto na melodia, baseada naquele grito da torcida do Corinthians: "Ôôôô, o Coringão voltou, o Coringão voltou Ô!", ouvi a referência que me foi dada e logo percebi que teria que criar aquele som, pois, em que estádio teria uma multidão gritando o nome de um posto de gasolina? (Daria até uma boa ação de guerrilha hein?), mas enfim, comecei a captar as vozes, logo após ter definido o andamento, e assim começou uma verdadeira maratona onde eu e meu sócio abrimos mais de 30 pistas e todas com vozes diferentes para dar a sensação de multidão. Depois vieram as palmas, mais inúmeras pistas de palmas gravadas em vários cantos da sala para dar uma diferença na sonoridade. Até aí, tudo legal, mas pra finalizar, eu precisava de um surdo (instrumento musical) e uma ambiência de estádio com pessoas gritando, falando, torcendo, e somando isso ao que eu tinha captado no estúdio, tínhamos o nosso estádio gritando o nome do cliente. Ah, quase esqueci, ainda precisei adicionar um reverb (efeito simulador de ambientes) característico às vozes e as palmas para tornar o ambiente sonoro mais homogêneo.
Pronto, essa foi a parte mais trabalhosa e que demandou mais tempo na produção do spot, depois foi só dirigir o locutor, encontrar uma trilha legal (não era trilha exclusiva), e "espremer" tudo em 30 segundos. O resultado final ficou bem interessante, e logo logo estará circulando nas radios da cidade.
Para conhecer mais sobre o meu trabalho, Escutaí!