Há um tempo atrás, recebi um trabalho desafiador: fazer o som para um curta de animação, que funcionaria como abertura das exibições dos filmes durante o Fest Aruanda 2010. Já que a produtora nunca havia trabalhado com a turma do cinema, e nós sempre quisemos fazer parte desse cenário, achamos que deveríamos fazer algo muito bom, com o nosso máximo para agradar o pessoal. Estava lançado o desafio.
O briefing foi curto e direto: Duas trilhas, uma que remetesse a europa nos tempos antigos dos irmãos Lumière, e outra regional, simbolizando o nordeste, a paraíba, estado que sedia o festival. Além disso, deveríamos colocar todos os efeitos necessários para ilustrar sonoramente as cenas da animação.
Em parceria com Toni Silva comecei a buscar ideias para as trilhas, e logo tivemos o insight da primeira, que foi concebida bebendo na fonte do Gipsy Jazz (ou Jazz Cigano) num estilo bem minimalista, apenas com violão, piano e clarinete. Já na segunda trilha, optei por utilizar uma mistura do maracatu com o forró, só que sem sanfona e utilizando o pífano como instrumento solo na maior parte da música. Também utilizamos efeitos de voz, strings (cordas), violão e percussão. Estavam prontas as duas trilhas, restando apenas fazer os últimos ajustes de andamento, início e final para que eu pudesse "sincar" o som com o vídeo.
O próximo passo era aplicar os efeitos sonoros, alguns tivemos que gravar e outros utilizamos de nossa biblioteca de efeitos. A parte mais interessante foi os efeitos na trilha 1 para representar a cena do portal, no melhor estilo Disney, quando os efeitos das cenas nos desenhos animados eram tocados pela orquestra.
O resultado final você pode conferir agora no vídeo abaixo, o pessoal do festival gostou e tudo foi aprovado com muita rapidez e satisfação, agora só falta você ouvir e curtir, ou não.