Não, não é meu aniversário. Quero questionar algo que há muito me intriga sempre que estou em alguma festinha de aniversário: Por que nós aceleramos o "Parabéns a Você" no bis?
Vale lembrar que "Parabéns a Você" é uma das canções mais executadas em todo o planeta e talvez a melodia mais conhecida entre nós. A melodia original foi composta por umas "tias" americanas para saudar seus alunos na chegada da escola e chamava-se "Good Morning To All" (Bom dia a todos). Após um tempo a letra foi alterada para "Happy Birthday to You", que ficou bem famosa. Já a versão brasileira foi concebida através de um concurso organizado pela rádio Tupi, no Rio de Janeiro. Os candidatos deveriam colocar uma letra em cima da melodia original criada nos Estados Unidos e dentre os 5 mil inscritos, aproximadamente, a versão escolhida por um juri de imortais da Academia Brasileira de Letras, foi a da paulista Bertha Celeste Homem de Mello. (No fim do post você confere a letra que venceu o concurso)
Mas agora vamos ao caso:
Primeiramente é importante destacar a gigantesca falta de ritmo, ou pelo menos de entrosamento entre os batedores de palmas que rondam as festinhas por aí. Sério, nunca estive em uma festa onde as pessoas conseguissem bater palmas com sincronia, mas enfim, isso acontece em todo lugar, pois ninguém é obrigado a nascer musical e ter ritmo, aliás, poucos conseguem essa proeza.
Só que essa ainda não é a razão que me levou a escrever esse post. O lance é uma certa rapidez que a turma impõe na segunda vez em que se repete a canção. Bom, será que já é tão chato ouvir o Parabéns umas cem vezes ou mais por ano que só queremos que acabe logo? Ou ainda poderíamos dizer que na hora de bater palmas e cantarolar a letra da Bertha, todos já estão famintos e loucos pra cortar logo aquele bolo suculento que descansa sobre a mesa? Pode ser também que todos estejam ansiosos para constranger o aniversariante dizendo o nome da garota desejada enquanto se canta o "Com quem será?". Talvez seja uma pura falta de ritmo, que as pessoas vão cantando empolgadas como um caminhão descendo a ladeira sem freio e a velocidade aumenta de maneira natural no decorrer da música. Enfim, ainda preciso pesquisar e estudar mais para entender o porque de acelerarmos o bis do "Parabéns a Você", mas que é curioso, isso é.
Acho que todo mundo tem um pouco de música dentro de si, as pessoas só não deixam a música sair da caverna. Com isso, digo que já está mais que na hora dos brasileiros aprendem a executar o Parabéns no ritmo e andamento corretos, afinal são quase 70 anos cantarolando isso em terras canarinhas.
Letra vencedora do concurso nacional em 1942, de Bertha Celeste Homem de Mello:
"Parabêns a você,
nesta data querida,
muita felicidade,
muitos anos de vida
nesta data querida,
muita felicidade,
muitos anos de vida
hoje é dia de festa
vivam as nossas almas
para o/a menino(a) ...
uma salva de palmas,
Tenha tudo de bom
do que a vida contém,
tenha muita saúde
e os amigos também".
Fontes de pesquisa: Vida e Wikipedia