![]() |
Como você assinaria um filme publicitário?
A resposta não é tão lógica quanto parece. Há muitos anos, talvez desde sempre os filmes publicitários se encerram com o locutor falando marca/produto/empresa e seu slogan. Por outro lado, essa realidade vem mudando com a popularização das marcas sonoras, assunto que ainda vou abordar muito nesse blog.
As marcas sonoras são basicamente pequenos temas melódico-harmônicos que representam a identidade sonora das marcas. Exemplos bastante consagrados são Intel, Caixa, Mc Donald's, Banco do Brasil, entre outros. Esses motivos musicais são utilizados para assinar peças publicitárias e para compor as trilhas dos filmes e spots.
A grande Coca-Cola nos traz um belo filme que faz parte da campanha "Explosão de felicidade", bem produzido e com um belíssimo jingle na voz do Di Ferrero (Nx Zero). No fim do comercial, um locutor fala "Abra um verão mais...", e o que completa a frase é o som de uma guitarra executando a famosa melodia que tanto marcou em outros comerciais da marca.
Para mim, não só a Coca-cola, mas todas as marcas que fazem o uso correto desse novo recurso, já saem na frente na corrida pela atenção dos consumidores. O som é muito forte, capaz de resgatar lembranças, causar emoções, além de ficar muito bem armazenado em nosso "HD".
Veja o filme: