Sexta-feira foi dia de aprender e quem foi sabe do que estou falando. A Set Blue trouxe a João Pessoa a oficina de redação criativa ministrada pelo grande redator e escritor Zeca Martins. Passamos o dia inteiro ouvindo experiências, situações corriqueiras, desafios do dia-a-dia do redator publicitário, etc.
O Zeca tem uma bagagem fantástica e uma facilidade tremenda de se fazer entender. Logo estávamos praticando alguns exercícios, que de imediato melhorou o nosso texto em 50%. O exercício deve ser continuado em casa 2 dias após a oficina e ele garante: Vai melhorar ainda mais!
Participamos de jogos legais com palavras, criação de títulos, relação palavra-imagem, além de termos quebrado uma série de paradigmas estipulados por algum fulano de qualquer lugar por aí.
Outdoor com apenas 7 palavras? Texto curto em impressos porque a nova geração não lê? Não utilizar a palavra "não" em títulos ou slogans? Que nada! A única regra é que cada caso é um caso, e sem dúvida precisamos estudar o nosso público, onde será veiculado o anúncio e que informações precisam conter para que a marca comunique o necessário com o seu público.
Enfim, gostei bastante da oficina. Valeu a pena demais, aprendi muito e ainda ficaram muitas dicas e materiais para aprender ainda mais (só de livros indicados tem uma penca anotada em minha apostila). Parabéns pro Zeca, pra turma da Set Blue e para todos os redatores, diretores de arte, atendimentos, entre outros profissionais que foram prestigiar a oficina.