29.11.11

Cartola FC. A Fantástica Estratégia do SporTV.



Você sabe o que é Cartola FC? No mundo do futebol, cartola é o dirigente do clube, o administrador, aquele que está além dos gramados e que desempenha outra função dentro desse esporte que não é jogar bola.

Explicando de forma bem resumida, Cartola FC é uma fantasy game de futebol que se desenvolve paralelamente ao campeonato brasileiro e onde você é o cartola ou o "dono" do time. O jogador começa a temporada com 100 cartoletas (moeda fictícia utilizada no jogo) e monta um time com os jogadores do Brasileirão. De acordo com o jogo REAL, o jogador do seu time na ficção vai pontuando ou negativando e assim você ganha ou perde cartoletas. Parece complicado, mas não é: se um jogador que está no meu time do Cartola joga na "vida real" e faz gols, acerta bolas na trave e dá passes para gols, ele provavelmente vai pontuar bem, com isso você pode ganhar cartoletas e se preparar para montar um time ainda melhor na próxima rodada, seguindo assim até o fim do campeonato. Quem chegar ao fim com mais pontos em uma determinada liga que participa, vence.

Certo, e o que isso tem a ver com o blog ou com você?

Apesar do fato de eu ser um jogador fanático, não estou aqui pra falar do jogo em si, mas da estratégia de comunicação que há por trás de toda essa fantasia. Vamos falar de publicidade...

O canal SporTV tem como carro-chefe em sua programação a transmissão de jogos de futebol em TV fechada, principalmente em se tratando de Brasileirão, que é o campeonato nacional de maior importância e duração (praticamente o ano inteiro), com jogos nas quartas, sábados e domingos para a série A. Para os amantes de futebol, não basta ver o jogo do seu time, é preciso ver mais. O torcedor precisa ver os outros jogos da rodada, ver seu rival perder ou aquele lanterna ganhar. Para isso o pessoal da SporTV criou o PFC, que é um pacote em que o usuário adquire pagando um adicional na mensalidade do provedor e com isso ganha o direito de ver qualquer jogo da rodada do campeonato. Legal, não?

E como vender mais pacotes PFC? Que tal criar um jogo que envolva esses amantes do futebol e os conecte com o seu canal de TV? Caiu a ficha?

Trocando em miúdos, o Cartola FC é uma estratégia brilhante para vender mais pacotes PFC, pois se o cara quer se sair bem num game que é totalmente dependente da realidade sem ficar fazendo perguntas pro amigo, ele precisa saber quem está jogando bem, fazendo gols, pontuando, etc... Aí está: convergência. Ação online, resultado offline. A conta é fácil: se um fanático em futebol já compraria o pacote, imagine o cidadão que é fanático em Cartola FC e que porventura é fanático por futebol. 

Parabéns ao SporTV e ao seu setor de Marketing pela estratégia. Acho a ideia brilhante e acredito que muitas marcas, produtos, veículos ou empresas ainda vão trilhar esse caminho do "reality + game" pra gerar resultados.

Esse ano não tem mais graça, pois o campeonato já está no fim, mas se interessar, espera o Brasileirão de 2012 monta seu time e vai à luta. O link é CartolaFC