25.11.11

O que a trilha do Mario tem pra dizer?


Você sabia que a trilha principal do jogo é a mesma utilizada em vários cenários percorridos pelo Mario?

Em um ótimo trabalho de pesquisa e análise, um grupo de estudantes do curso de Cinema da UFPE conseguiu encontrar vários pontos interessantes acerca da música e dos sons utlizados nesse game fantástico que marcou a vida de muita gente que viveu a infância ou parte dela nos anos 1990.

A grande maioria dos jogadores do SMW (principalmente enquanto criança), não percebia as nuances de uma mesma trilha (tema principal) nos diversos momentos da aventura. Ao "entrar pelo cano", por exemplo, o tema principal ganha elementos que remetem a sons de canos, assim como nas cavernas ou nas casas mal-assombradas, advinhe só, o mesmo tema tocava ali, só que agora passando de uma tonalidade maior para menor e com intervalos cromáticos adicionados gerando suspense, estranheza e até medo. Embaixo d'água, talvez o mais interessante, um clima mais tranquilo toma conta da trilha para dar sentido aos movimentos mais leves do personagem e uma mudança na fórmula de compasso chama a atenção: deixa de ser binário para tornar-se ternário.

O tema principal do jogo, chamado "Super Mario World Main Theme" foi composto por Konji Kondo, que também criou diversas trilhas para games da Nitendo como a do jogo Legend Of Zelda.

Outra sacada do criador das trilhas do Mario que eu achei genial foi a do Yoshi. Essa pode chamar a atenção de muitos: Quando o Mario sobe no Yoshi, tambores são adicionados à trilha, fazendo referência ao período pré-histórico e aos dinossauros.

Incrível, não? Veja o vídeo, ouça as trilhas e sinta a nostalgia do tempo em que você só se preocupava em abrir as fases secretas do mundo de Mario.






Filtrado de: Hoje é um bom dia