17.5.11

A Marca Sonora Que É Essa 'Coca-Cola' Toda


Posso até estar enganado, mas arrisco em afirmar que a danadinha da Coca-Cola é a empresa que consegue fazer o melhor uso de um recurso ainda pouco utilizado e que provavelmente vou explorar em minha monografia: a marca sonora.

A Coca vem explorando muito bem essa ferramenta, inclusive assinando peças com a marca sonora substituindo a tradicional locução como já foi frisado por aqui. (clique para ler o post)

Dessa vez, criaram um filme para homenagear as mães desse Brasil com o antigo mote "Você é essa Coca-Cola toda". E ninguém melhor que Wagner Moura, o atual queridinho do país para passar essa mensagem não é? Talvez não. Apesar de sua banda ser bem legal musicalmente falando - mesmo sem saber se foram eles mesmos que gravaram a trilha - eu optaria por deixar o Wagner nos sets de filmagem, dando aquele show de interpretação que ele sempre dá.

Mas enfim, uma coisa certa: o uso dessa melodia que já é a cara da marca está cada vez mais constante. E eu vou continuar martelando na cabeça dos meus colegas publicitários para prestarem atenção nesse recurso e começarem a estudar maneiras de adaptá-lo para a nossa realidade.

Veja o filme completo do clip gravado pelo Wagner Moura e sua banda que eu não sei o nome, e observe em 2'33'' como a marca sonora é empregada de maneira sutil e contextualizada com a estética da música.