9.12.10

Foley. O set de filmagem dentro do estúdo.

O Foley consiste em gravar, ou até mesmo criar em estúdio os sons para uma cena já gravada anteriormente em qualquer outro ambiente, como por exemplo, passos em gramados, impactos de ferro, sons de roupas e dos mais variados objetos, que muitas vezes não são captados da melhor maneira possível ou com a atenção necessária, já que mais importante que isso no momento da filmagem é a fala dos personagens. Esse nome vem justamente do homem que acredita-se ter sido o criador da arte do Foley, Jack Donovan Foley.

Geralmente, o trabalho é feito por duas pessoas: O Artista de Foley e o Editor de Foley. O artista de Foley deve representar, muitas vezes, saber atuar, ele assiste as cenas e reproduz todos os sons necessários para ambientá-las sonoramente, enquanto o editor de Foley é quem opera os consoles de áudio, gravando tudo o que está sendo feito pelo artista de Foley, e depois deve editar os sons captados, fazendo uma mixagem.

Eu, particularmente não conhecia esse trabalho e descobri recentemente que isso era feito de maneira profissional e em grandes trabalhos, achei muito bom, pois já realizei algumas captações externas (apenas para filmes publicitários), e percebi o quanto é difícil dar atenção a todos os detalhes sonoros de uma cena.

A seguir, um vídeo que mostra como funciona esse trabalho e como Gary Hecker, renomado artista de Foley de Hollywood, trabalha em seus filmes:



Fontes para esse post: