Natal não é só comprar presentes caros para satisfazer os desejos de consumo de sua família. Isso é o natal pela ótica capitalista. O que não significa que deve ser assim. Agora é fato que nessa época do ano, todo mundo tem vontade de ajudar, de ficar bonzinho, de se redimir, de perdoar e de pedir perdão. Independente da fé e da religião de cada um, isso é fato. E é até bonito.
Há 22 anos os Correios fazem uma bela campanha na época do natal para ajudar crianças de famílias carentes, estudantes da rede pública de ensino ou que vivem em abrigos. Eu não quero nem falar no lado positivo para a marca Correios que toda essa campanha traz, pois mais importante que isso, é o bem que faz para uma criança.
Aí você pergunta: só um presente basta pra fazer uma criança feliz?
Não!
Mas isso é algo que ameniza a dor gerada pela desigualdade social imposta justamente por aquele tal capitalismo citado anteriormente. Que implanta uma ideia de natal = presentes (em geral, brinquedos). Ou olhando por outro lado, é apenas uma ferramenta para dar momentos de alegria para alguém que quase nunca sabe o que é isso.
O melhor de tudo é que custa muito pouco. Essas crianças humildes pedem geralmente coisas bem simples que pra mim e pra você não serão nenhum sacrifício. Uma bola, um carrinho, um caderno, um jogo de lápis ou até uma bicicleta. Se não dá pra você comprar, junta sua turma que com uma pequena ajuda de cada, dá pra realizar o desejo de um pequeno ser.
Hoje, que seria o último dia de entrega, eu fui levar o meu presente e descobri algo maravilhoso: a campanha foi prorrogada até a próxima terça-feira. Muitas cartas ainda esperam pessoas bem intencionadas que as adotem. Ainda dá tempo de ajudar, não custa nada!
Tente fugir do comum. Ao invés de gastar aquele rio de dinheiro em presentes para a sua família (que se sustenta mesmo é de amor), que tal fazer a felicidade de alguém que você nem conhece? Já fiz isso antes e posso te garantir que além de levar alegria pra alguém que precisa, faz muito bem pra alma!
Feliz Natal!
Hotsite da campanha: http://www.correios.com.br/papainoelcorreios2011/index.cfm
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/papainoeldoscorreios